segunda-feira, 13 de novembro de 2023

 SELEÇÃO ESTADUAL DE SÃO PAULO


A Seleção de São Paulo continua sendo a mais forte de todas, apesar de ter, neste momento, desfalques importantes, como o de NEYMAR, principal jogador brasileiro dos últimos anos. O craque sofreu lesão grave no joelho na partida da seleção brasileira contra o Uruguai e só voltará aos gramados no ano que vem. Portanto, se houvesse um torneio de seleções estaduais agora, ele ficaria de fora.

Outros bons jogadores que fariam parte do grupo de jogadores da seleção paulista, mas também estão contundidos, são o zagueiro ÉDER MILITÃO, do Real Madrid, e o lateral esquerdo CAIO HENRIQUE, do Monaco, que sofreram ruptura de ligamento cruzado no joelho, além do meia-atacante LUCAS MOURA, que fez muito pelo São Paulo em seu retorno ao clube, mas sofreu lesão na coxa e fica fora de combate até o final do ano. O zagueiro se lesionou na primeira rodada do Campeonato Espanhol, já o lateral foi em uma partida do campeonato francês, logo após ser convocado para a seleção brasileira.

Os volantes GABRIEL MENINO, do Palmeiras, RODRIGO NESTOR, do São Paulo, e PAULINHO, do Corinthians, são outros jogadores contundidos, mas que talvez nem estejam entre os selecionáveis principais do Estado de São Paulo.

Mesmo com esses desfalques, a seleção de São Paulo mostra sua força com uma base de jogadores sendo convocada para a seleção brasileira. Até aqui foram dezessete jogadores nascidos no Estado de São Paulo que apareceram nas três convocações de Fernando Diniz para jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo: Ederson, Lucas Perri, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Renan Lodi, Carlos Augusto, Guilherme Arana, Caio Henrique, Casemiro, Raphael Veiga, Neymar, Rodrygo, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, David Neres e João Pedro. Este último, novidade da última lista.

A seleção paulista seria formada no 4-3-3, com dois volantes e um meia armador no meio de campo, e dois pontas e um centroavante no ataque.

Para o gol, EDERSON, do Manchester City e da seleção brasileira, seria o titular absoluto. LUCAS PERRI, que faz um ótimo Brasileirão pelo Botafogo e também vem sendo chamado para a seleção, e EVERSON, do Atlético Mineiro, sempre consistente, seriam as opções de banco. Outros bons jogadores para a posição seriam LÉO JARDIM, do Vasco, WALTER, do Cuiabá, e RAFAEL CABRAL, do Cruzeiro.

Na lateral direita, EMERSON ROYAL, do Tottenham e também da seleção, seria o titular da posição. O jogador não é uma unanimidade, já que nem titular do time dele ele é, mas os concorrentes também não estão jogando tanto assim. FAGNER, do Corinthians, vem de um ano difícil e hoje estaria atrás de DODÔ, da Fiorentina, e de SAMUEL XAVIER, campeão da Libertadores pelo Fluminense, na briga por uma vaga entre os convocados. RODINEI, ex-Flamengo que foi jogar no Olympiacos, JOÃO PEDRO, do Grêmio, e BRUNO PERES, do Athletico, são outras opções.

A zaga da Seleção de São Paulo, mesmo com o desfalque de ÉDER MILITÃO, seria a mesma da seleção brasileira hoje: MARQUINHOS, do PSG, pela direita, e GABRIEL MAGALHÃES, do Arsenal, pela esquerda, seriam os titulares, e ainda sobrariam excelentes jogadores para disputar uma vaga no elenco: MORATO, do Benfica, o jovem MURILLO, que saiu do Corinthians e foi para o Nottingham Forest, o bom LUCAS VERÍSSIMO, do Corinthians, DIEGO CARLOS, do Aston Villa, o jovem LUCAS BERALDO, do São Paulo, LUIZ FELIPE, do Al Ittihad, NATAN, do Napoli, LUAN PERES, do Fenerbahçe, JOÃO VICTOR, do Benfica, e o experiente DAVID LUIZ, que está no Flamengo. E ainda teriam muitos outros jogadores para a posição, tal qual, LUIZÃO, ex-Sâo Paulo que está no West Ham, LUCAS HALTER, do Goiás, LÉO DUARTE, do Basaksehir, e RODRIGO CAIO, do Flamengo, entre vários outros.

Para a lateral esquerda, a disputa pela posição seria mais interessante caso CAIO HENRIQUE, que estava jogando muito bem pelo Monaco, não tivesse se contundido. Mas, mesmo assim, não faltam boas opções para o selecionado. RENAN LODI, do Olympique de Marseille, talvez seja hoje o principal nome para a posição, que tem ainda CARLOS AUGUSTO, da Inter de Milão, e GUILHERME ARANA, do Atlético-MG, como bons concorrentes à vaga. O ítalo-brasileiro EMERSON PALMIERI, do West Ham, também seria outro nesta briga. Já, o lateral da seleção na última Copa, ALEX SANDRO, da Juventus da Itália, não vive bom momento e, por isso, não está na disputa atualmente. Outros nomes interessantes para a posição são ABNER, ex-Athletico e atual Real Betis, IAGO, do Augsburg da Alemanha, MOISÉS, do CSKA, e MATHEUS REIS, do Sporting de Portugal, entre outros.

No meio de campo, a posição de volante talvez seja a que cause maiores dores de cabeça. Assim mesmo, o time teria CASEMIRO, do Manchester United e da seleção, e FABINHO, do Al Ittihad, como titulares. CASEMIRO, apesar de ainda na seleção, não joga o que se espera dele no time inglês, e FABINHO trocou o Liverpool pelo rico futebol árabe. Os problemas da posição começam a aumentar com as opções disponíveis. ALLAN é um dos melhores nomes para a suplência, mas o volante do Flamengo está voltando de contusão e ainda não engrenou no time carioca. MAYCON é outra opção segura, apesar de ter oscilado muito durante o ano jogando pelo Corinthians. WILLIAN ARÃO, do Panathinaikos, ainda é uma boa opção com sua experiência, junto com FLÁVIO, do Al Taawon. TCHÊ TCHÊ, do Botafogo, e MATHEUS HENRIQUE, do Sassuolo engrossam a lista. Os jovens GABRIEL MOSCARDO, do Corinthians, MARTINELLI, do Fluminense, e DU QUEIROZ, do Zenit, também estariam na disputa por alguma vaga, mas são jogadores mais para o futuro. Por fim, DIEGO PITUCA, do Kashima Antlers, GABRIEL, do Internacional, ALEX SANTANA, do Athletico, e GUILHERME, do Al-Sadd do Catar, entre outros, são outras possibilidades, lembrando que GABRIEL MENINO, do Palmeiras, RODRIGO NESTOR, do São Paulo, e PAULINHO, do Corinthians, estão contundidos e não jogam mais este ano.

Ainda no meio, a armação das jogadas ficaria a cargo de RAPHAEL VEIGA, do Palmeiras, que também tem sido chamado para a seleção. A função provavelmente seria ocupada por NEYMAR, que vem atuando assim na seleção brasileira, se o craque não tivesse sofrido grave lesão no joelho. Para a reserva, CLAUDINHO, do Zenit, é o mais cotado, mas a seleção paulista pode contar também com nomes como os de GUSTAVO SCARPA, do Olympiacos, EVERTON RIBEIRO, do Flamengo, EDUARDO, que faz um ótimo campeonato brasileiro pelo Botafogo, OSCAR, do Shanghai Port, ALAN PATRICK, do Internacional, e LUCAS EVANGELISTA, do Red Bull Bragantino. Outras opções seriam IGOR GOMES, do Atlético Mineiro, MAURÍCIO, do Internacional, GUSTAVO MANTUAN, do Zenit, WILLIAN, do Fulham, VÍTOR BUENO, do Athletico, e RAFINHA ALCÂNTARA, do Al Arabi, entre outros. A grande ausência é o meia-atacante LUCAS MOURA que, depois de jogar muito em seu retorno ao São Paulo, sofreu uma contusão na coxa que o tirou do restante da temporada.

No ataque da seleção paulista, o ponta direito titular seria RODRYGO, do Real Madrid. Seu reserva imediato seria DAVID NERES, do Benfica. Já na ponta esquerda, o titular seria GABRIEL MARTINELLI, do Arsenal, e o reserva MALCOM, do Al Hilal. Outras boas opções para as pontas são ANTONY, do Manchester United, e LUIZ ARAÚJO, do Flamengo. Há ainda para a posição: HELINHO, do Red Bull Bragantino, ROMARINHO, do Al Ittihad, GABRIEL STREFEZZA, do Lecce, VICTOR SÁ, do Botafogo, e GUILHERME, do Fortaleza.

Ainda no ataque, para a vaga de centroavante, o principal nome é o de GABRIEL JESUS, do Arsenal, enquanto que o jovem JOÃO PEDRO, do Brighton, que ganhou a primeira oportunidade na seleção na última convocação, GABIGOL, que vem sendo contestado no Flamengo, e SAMUEL LINO, que vem aparecendo bem no Atlético de Madrid, são os principais concorrentes. Outras opções são YURI ALBERTO, do Corinthians, e DANILO PEREIRA, do Rangers.

Para comandar esta seleção, o técnico mais cotado seria DORIVAL DO JÚNIOR, atual bicampeão da Copa do Brasil, pelo Flamengo no ano passado e pelo São Paulo neste ano, além de ter conquistado também a Libertadores no clube carioca em 2022. Outros treinadores nascidos em São Paulo são FÁBIO CARILLE, que treina um time da segunda divisão do Japão, SYLVINHO, técnico da seleção da Albânia, MAURÍCIO BARBIERI, sem clube, VAGNER MANCINI, do Ceará, NELSINHO BAPTISTA, sem clube, e EDUARDO BAPTISTA, do Grêmio Novorizontino, além de outros.

Assim, a Seleção de São Paulo teria, pelo menos no papel, a melhor seleção estadual. O time-base seria Ederson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Fabinho, Casemiro e Raphael Veiga; Rodrygo, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Téc. Dorival Júnior.


SELEÇÃO ESTADUAL DE SÃO PAULO

GL

Éderson

Manchester City-ING

GL

Lucas Perri

Botafogo

GL

Éverson

Atlético-MG

GL

Léo Jardim

Vasco

LD

Emerson Royal

Tottenham-ING

LD

Dodô

Fiorentina-ITA

LD

Samuel Xavier

Fluminense

LD

Fagner

Corinthians

ZD

Marquinhos

PSG-FRA

ZD

Morato

Benfica-POR

ZD

Lucas Veríssimo

Corinthians

ZD

Lucas Beraldo

São Paulo

ZE

Gabriel Magalhães

Arsenal-ING

ZE

Murillo

Nottingham Forest-ING

ZE

Diego Carlos

Aston Villa-ING

ZE

Luiz Felipe

Al-Ittihad Jeddah-ARA

LE

Renan Lodi

Olympique de Marseille-FRA

LE

Carlos Augusto

Internazionale-ITA

LE

Guilherme Arana

Atlético-MG

LE

Emerson Palmieri

West Ham-ING

PV

Fabinho

Al-Ittihad Jeddah-ARA

PV

Maycon

Corinthians

PV

Willian Arão

Panathinaikos-GRE

PV

Gabriel Moscardo

Corinthians

SV

Casemiro

Manchester United-ING

SV

Allan

Flamengo

SV

Flávio

Al Taawon-ARA

SV

Tchê Tchê

Botafogo

MC

Raphael Veiga

Palmeiras

MC

Claudinho

Zenit-RUS

MD

Éverton Ribeiro

Flamengo

MD

Eduardo

Botafogo

PD

Rodrygo

Real Madrid-ESP

PD

David Neres

Benfica-POR

ME

Gustavo Scarpa

Olympiacos-GRE

ME

Oscar

Shanghai Port-CHN

CA

Gabriel Jesus

Arsenal-ING

CA

João Pedro

Brighton & Hove Albion-ING

SA

Gabigol

Flamengo

PD

Antony

Manchester United-ING

PE

Gabriel Martinelli

Arsenal-ING

PE

Malcom

Al-Hilal-ARA

CA

Samuel Lino

Atlético de Madrid-ESP

PE

Luiz Araújo

Flamengo

TEC

Dorival Junior

São Paulo

TEC

Fábio Carille

V-Varen Nagasaki-JAP

TEC

Sylvinho

Seleção da Angola

TEC

Maurício Barbieri

sem clube

Desfalques: zagueiro Éder Militão (Real Madrid), lateral esquerdo Caio Henrique (Monaco), volantes Gabriel Menino (Palmeiras), Rodrigo Nestor (São Paulo) e Paulinho (Corinthians), e meias atacantes Lucas Moura (São Paulo) e Neymar (Al-Hilal), por contusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário